Secretaria da Saúde promoveu triagem de Glaucoma e Catarata

O glaucoma é uma doença perigosa porque é lenta e gradual, assintomática. Muitas vezes só se descobre o glaucoma em fase final já com o estágio de cegueira. As pessoas com diagnóstico de glaucoma devem fazer o tratamento de prevenção.

Em atenção a esse público, a Prefeitura de Camamu, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Sesab (Governo do Estado) e Ministério da Saúde (Governo Federal), realizou nesta terça-feira (26), uma triagem para pacientes com diagnóstico de glaucoma, principalmente aqueles com histórico de diabetes, miopia avançada ou com lesões oculares.

Estes pacientes sendo detectados com a doença passarão por todos os exames necessários e usarão colírio durante 90 dias.

Pacientes com possíveis casos de Catarata, também passaram por exames a fim de se verificar casos de Catarata operável. Os pacientes que tiverem diagnóstico positivo passarão por cirurgia no próximo mês de abril na cidade e Valença.

Cerca de trezentos pacientes foram atendidos na triagem realizada em Camamu.

Ascom/PMC