Prefeitura realiza 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico

Aconteceu nesta quinta-feira (30), no Quiepe Esporte Clube, em Camamu, a 1ª Conferência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. Com a assessoria da Funasa – Fundação Nacional da Saúde e do IFBa – Instituto Federal da Bahia, a prefeitura reuniu representantes da sociedade civil, associações, estudantes, Poder Legislativo, além de secretários municipais e entidades representadas.

O objetivo da conferência é a implementação da política municipal na gestão do Saneamento Básico, abordando as necessidades estruturais de saneamento na sede, zona rural e litoral, destacando o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbanas, manejo de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos. O plano compreende um período de atuação pelos próximos 20 anos.

Ao agradecer a parceria com a Funasa e o IFBA, a Prefeita Ioná Queiroz falou da importância de Camamu promover esse plano junto com o Estado e a União, o que certamente colocará Camamu num novo patamar em seu desenvolvimento. “Quando se trabalha saneamento básico, se diminui os gastos com saúde, por exemplo. É importante a gente unir forças. É o plano para se discutir o futuro de Camamu. Não existe fórmula mágica, tudo deve estar regularizado dentro das normas e das leis”, destacou Ioná.

A conferência apresentou os comitês de coordenação e executivo que constituem os grupos de trabalho formados por membros da administração municipal e sociedade civil. Ainda foram apresentados os próximos passos do plano, dentre eles, o calendário de atividades, setorização do município e mobilização social. A representante do IFBA, Lucylanne Oliveira da Silva, informou que em dezembro haverá novos encontros de trabalho nos dias 7 e 8, na sede do município, além de reuniões setoriais nas comunidades.