Escolas municipais fazem desfile da Independência em Camamu

As escolas da rede municipal de ensino, professor Joaquim Marcelino Borges e Monteiro Lobato, realizaram, na sede, o desfile cívico alusivo às comemorações à Independência do Brasil, comemorado nesta sexta-feira, dia 7 de setembro.

Alunos das duas escolas desfilaram pelas ruas do centro de Camamu até à praça Dr. Pirajá da Silva, ao frente ao paço municipal, onde aconteceu a cerimônia de hasteamento das bandeiras, pela Prefeita Ioná Queiroz, a Secretária Municipal da Educação Ione Nascimento e a Diretora do Colégio Marcelino Borges professora Eliene Viana, além da apresentação da Banda Marcial do Colégio Marcelino Borges, dentro do projeto piloto de educação integral da escola.

O desfile trouxe como tema: “Camamu, minha terra, minha gente”, retratando a cultura local, seu povo e costumes. A cultura indígena também foi retratada de forma brilhante pelos alunos das escolas de Camamu.

TAPUIA

Em Tapuia houve desfile pelas ruas da comunidade. As escolas mostraram a formação do povo brasileiro, os pescadores e agricultores, a cultura local, como o terno de reis, volta de jiboia, os desbravadores e aventureiros da Igreja Batista Adventista, a fauna e a flora da região nordeste, capoeira, catita e as baianas de São Benedito, bem como as estações do ano.

ILHA GRANDE

Os alunos do Núcleo Maria Luíza, na Ilha Grande, também apresentaram um belo desfile pelas ruas do povoado.

TRAVESSÃO

A Escola infantil Júlio Calazans, realizou a “Maratoninha da Independência” com crianças de 3 a 5 anos no Distrito de Travessão, visando dar continuidade a uma tradição esportiva, que é a Maratona da Independência, que ocorre nesta sexta-feira (7), e para incentivar futuros atletas. Além da Maratoninha, foi realizada também uma Caminhada da Paz pela escola Nilza Coutinho.