Cursos do Pronatec são iniciados no Centro de Treinamento de Barcelos do Sul

Foram iniciados nesta segunda-feira (17), no Centro de Treinamento de Barcelos do Sul, em Camamu, dois cursos de formação técnica para alunos do ensino médio, numa parceria entre a prefeitura e o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, num convênio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria da Educação do Estado.

Os cursos ofertados são os de Condutor de Turismo em Área de Preservação Ambiental Local que tem como objetivo geral qualificar profissionais para a condução de visitantes em espaços naturais e/ou áreas legalmente protegidas, em âmbito local/regional e o de Marisqueiro que tem o objetivo de qualificar o estudante com conteúdo prático e teórico para executar as atividades inerentes a mariscagem, como a captura e a coleta sustentável das espécies de mariscos, o beneficiamento e comercialização dos mariscos, bem como fortalecer a comunidade local através do associativismo e cooperativismo.

De acordo com o Engenheiro de Pesca, Matheus Santos Amaral, Diretor de Pesca e Aquicultura da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, os cerca de 75 alunos matriculados em duas turmas do curso de Marisqueiro e uma turma do curso de Condutor de Turismo tiveram um primeiro contato com a disciplina Meio Ambiente e Legislação. Segundo Matheus, a duração do curso é de 90 dias e acontecerá sempre no turno vespertino.

Cada curso possui carga horária de 200 h/aula por um período de três meses e cada aluno, que possui de 15 e 29 anos de idade e ainda não concluíram o ensino médio, recebe uma bolsa de R$ 15,00 por dia/aula.