Camamu inaugura primeira escola pública com Disciplina Militar do Baixo Sul

Educação, Disciplina e respeito. Estas três palavras, juntas, ganham novo destaque no ensino público em Camamu, a primeira cidade do Baixo Sul da Bahia a implantar, em parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar, o vetor de ensino com disciplina de Colégio Militar.

Nesta segunda-feira (18), cerca de 1.000 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino, do 6º ao 9º ano, passarão a estudar na primeira escola da cidade a adotar essa disciplina.

Com a presença da Prefeita Ioná Queiroz, do Comandante da 33ª CIPM Major Alexandre Souza, secretários municipais, vereadores, pais de alunos e comunidade camamuense, a cerimônia de inauguração da nova escola deu início a um novo ciclo de aprendizagem na educação municipal.

O Colégio Municipal Dr. Pirajá da Silva passou por uma reforma para se adaptar ao formato exigido pela parceria da Secretaria Municipal da Educação e Polícia Militar.

O Major Alexandre disse que Camamu passa por uma nova realidade na educação onde alunos terão segurança, ordem e disciplina e os professores terão condições de ministrar melhores aulas neste novo modelo de ensino adotado na escola.

A prefeita Ioná Queiroz destacou o empenho das secretarias de Educação e Infraestrutura que foram determinantes para a realização deste sonho para a educação municipal. “Quando soubemos da parceria do Governo do estado com os municípios, fomos ao Comando Geral da PM buscar essa parceria e chegamos primeiro. Hoje, temos a primeira escola pública na região com esse sistema de ensino”, disse a Prefeita Ioná.

Major Alexandre Souza, Presidente da Câmara Enoc Souza e a Prefeita Ioná Queiroz, em em cerimônia de hasteamento das bandeiras na inauguração da Escola professor Pirajá da Silva

Dentre as mudanças, como adaptação de salas, espaços de convivência e pintura padrão, um novo uniforme será adotado, bem como o cumprimento de horários e de comportamento, além de atividades de civismo.

Na prática, mantém-se o conteúdo pedagógico normal da rede municipal de ensino de Camamu. Os professores continuarão responsáveis pela gestão pedagógica da escola. Haverá um militar também na figura de diretor, que será o responsável pela gestão administrativa, segurança e disciplina dos alunos.

Alunos da Escola Municipal Professor Pirajá da Silva em momento especial de hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Algumas regras deverão ser seguidas no modelo vetor militar, onde meninas deverão usar coques e meninos terão um modelo de corte de cabelo a seguir. Todas essas mudanças estão sendo amplamente discutidas e apresentadas aos alunos e aos pais e responsáveis.

Trata-se de um marco na história da educação municipal, visando educação de qualidade e um futuro digno para os jovens camamuenses.

Ascom/PMC