Camamu faz Semana de Campanha pelo combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

O Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e acontece caminhadas na maioria das cidades brasileiras, mas em Camamu a Campanha durou a semana inteira através de visita às escolas pelo Creas Itinerante que consiste numa equipe formada por psicólogos,  advogados e assistentes sociais que tem circulado todo o município. Nas visitas, a equipe apresenta o trabalho do Creas, o que ele faz, além de fazer palestras sobre o abuso sexual infantojuvenil.

Nesta semana, entre os dias 15 a 18, o trabalho foi realizado na  zona urbana, e nesta sexta-feira (19), está acontecendo na zona litorânea, no distrito de Ilha Grande, no Clube Social aberto para toda a comunidade do distrito. Em Ilha Grande, também estará presente o Conselho Tutelar, o CAPs, a Secretaria de Saúde e Educação.

A partir do dia 22,  o trabalho  continuará   na zona rural. O Creas Itinerante é uma iniciativa que está buscando com isso expandir a abrangência do trabalho do Creas em todas as localidades de Camamu. A prefeita Ioná Queiroz  quer que o serviço chegue a todas as comunidades do município que é muito grande.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.