Atividades voltadas para o Outubro Rosa foram promovidas em Camamu

O mês de outubro foi marcado por várias ações voltadas para a prevenção do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa movimentou equipes de vários setores da administração municipal com atividades voltadas para a conscientização de mulheres sobre os cuidados e com a prevenção do câncer.

As pastas da Saúde, Bem-Estar Social e Educação, realizaram, em conjunto, uma série de encontros com mulheres das comunidades para abordar a campanha contra o câncer de mama. Foram realizados várias atividades de conscientização, informação e prevenção.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (sede), por exemplo, promoveu encontro com mulheres para tratar do assunto, no dia 23. A programação, em parceria com o PSF da comunidade, contou com palestras educativas, testemunhos e experiências vividas por pessoas que já tiveram e venceram o câncer de mama.

Na Ilha Grande também aconteceu uma programação voltada para o Outubro Rosa com uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Além da palestra as mulheres participaram de atividades de socialização e o encontro foi finalizado com uma confraternização.

Em Barcelos do Sul a programação também contemplou ações de conscientização através de um encontro com mulheres da comunidade.

No Bairro do Mutirão, enfermeiras fizeram uma atividade para mulheres que participam do curso de artesanato Arte que Transforma. Foram apresentados vídeos com orientações sobre a prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce da doença.

Em Ponta de Caeira, a programação foi realizada pelo PSF Ilha/Cajaíba , em parceria com a escola, mulheres da comunidade, com palestras voltadas para o combate ao câncer de mama, bem como saúde da mulher, prática corporal, dinâmicas de fortalecimento de vínculo, alimentação saudável, por meio de uma equipe multiprofissional composta de enfermeira, médico, odontóloga, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga e membro do serviço de convivência da sede.

Um professor e enfermeiras da FAMAN e UFRB participaram do evento, em Tapuia, contribuindo com palestras e a realização de preventivos junto à equipe de Saúde da Família.

O Outubro Rosa, em Camamu, foi marcado pela atitude de consciência sobre o Câncer de Mama. A prefeitura ofereceu uma programação rica em assistência em saúde para as mulheres de todas as comunidades.